Curso Método Singapura

Quero me inscrever!

O Método Singapura de Matemática é hoje o método mais famoso de ensino de matemática do mundo.

Isso se deve aos resultados do país que nos últimos 20 anos tem obtido as primeiras colocações nos exames internacionais de leitura, matemática e ciências.

Singapura até 50 anos atrás era um conjunto de ilhas onde reinava a pobreza e o analfabetismo; hoje possui os considerados melhores alunos do mundo, os menores índices de corrupção e a maior concentração de milionários por metro quadrado do planeta – e o país atribui a razão de seu sucesso à melhoria educacional.

A comparação com o Brasil é interessante, já que nossos resultados educacionais estão no extremo oposto dos rankings: temos ocupado as últimas colocações em ciências, leitura e – principalmente – matemática, nossa pior performance.

Quando pensamos em melhorar o ensino no Brasil, parece razoável procurar compreender e comparar o que fazem de diferente países onde a educação tem dado certo.

Concorda?

Israel, por exemplo, quando reformulou seu currículo, começou por analisar como era o ensino em Singapura para, daí em diante, chegar à sua concepção própria de educação.

O Método Singapura de Matemática está mais interessado em desenvolver habilidades de linguagem e raciocínio criativo do que no treino de procedimentos.

É em vista desses objetivos – linguagem e raciocínio criativo – que o Método propõe toda sua didática particular (Number Bonds, modelagem, diagramas).

E há mais: é devido a esses objetivos que o Método foi adotado por muitas das chamadas escolas clássicas em todo o mundo – escolas preocupadas com o atual ritmo massificante da educação.

O que há de tão diferente no Método, então, para que seus alunos tirem as maiores notas nos exames internacionais de matemática e, ao mesmo tempo, o Método agrade àqueles preocupados com a Educação Clássica?

A resposta é: o método está comprometido em tornar a matemática de fácil assimilação a todos. É uma premissa do Método: todos aprenderão matemática e todos concluirão seus estudos possuindo uma relação saudável com a disciplina.

Mas como exatamente o Método faz isso? O método faz isso recorrendo ao chamado ensino pictórico – ou ensino imaginativo.

E esse é justamente o objetivo do meu curso do Método Singapura: eu ensinarei exatamente o que é o Método e como ensinar matemática seguindo o Método e recorrendo ao ensino pictórico, que é um intermediário entre o ensino concreto (inicial) e o ensino abstrato (o ensino final em matemática).

Nosso curso terá parte teórica e prática.

Na teórica, você conhecerá toda a pedagogia do método.

Na parte prática, papel e lápis na mão! O que você esperava? É um curso de matemática! Vamos aprender e praticar!

Você se tornará um professor habilitado a ensinar utilizando-se dos recursos do Método Singapura.

OK. Como me inscrevo?

Agora vem a grande surpresa. Não te venderei um curso sobre o Método Singapura. Em verdade, ofereço algo muito melhor: te ofereço acesso à A Academia de Matemática.

Academia de Matemática?

A Academia de Matemática é uma plataforma onde você terá acesso a todos os meus cursos, inclusive o curso completo do Método Singapura.

Na plataforma você terá acesso:

  1. Aos meus cursos, dentre os quais está o Curso do Método Singapura.
  2. A uma comunidade exclusiva de professores e pais interessados no ensino de matemática e em educação em geral.
  3. Às atualizações semanais da plataforma: subirei novas aulas e cursos periodicamente e você, enquanto tiver acesso à Academia da Matemática, poderá assistir as novas aulas e ver todos os cursos tantas vezes quanto quiser.

Novos cursos que virão nas atualizações semanais: Matemática Pré-escolar, Matemática Fundamental I, Fundamental II, Matemática de Montessori, Matemática Clássica, Quadrivium e outros.

Tudo isso por um acesso único, renovável anualmente – e, por se tratar de um lançamento, em valor promocional. E você ainda tem sete dias de garantia para testar e pedir reembolso integral (que será concedido sem maiores perguntas).

Quero me inscrever!

Seremos a maior comunidade de Matemática do Brasil.

Seja um Membro Fundador da Academia de Matemática!

*Atenção: até o presente momento, a plataforma possui apenas dois módulos: um de boas vindas e explicações gerais e outro do Método Singapura completo. Os demais cursos serão subidos nas atualizações semanais futuras.

Qual a vantagem, então, de me inscrever já? O preço. Entrando agora você será um membro fundador e, conforme os cursos serão subidos na plataforma, o preço será reajustado.

OK. E o curso do Método Singapura?

Vamos, então, aos detalhes sobre o já disponível na plataforma Curso do Método Singapura.

Como funciona o curso? O curso é formado pelas partes teórica e prática.

As aulas teóricas são as aulas 1-8 do Módulo 2.

Iniciamos a parte teórica por responder à pergunta: “O que é o Método Singapura?”. Essa pergunta nos leva às demais aulas teóricas que abarcam toda a pedagogia do Método: Os três princípios do ensino, as três fases da aprendizagem, as duas formas de avaliar, o currículo, a finalidade, o ensino CPA, o ensino Conceitual de Richard Skemp, a Variabilidade Matemática de Dienes e a chamada Oralidade – matemática e linguagem.

Em seguida vem a prática, que se estende da aula 09 até a 18.

Aqui, separe um caderno e pegue lápis e papel. Vamos estudar os Number Bonds, Valor Posicional, a Heurística com seus diagramas, listas e modelagem e o Bar Model.

Ainda na parte prática abordaremos a estrutura da aula no Método Singapura. E encerraremos avaliando as apostilas do método para o primeiro, segundo, terceiro e quarto ano.

No dia 02/03/2021 faremos um aulão tira-dúvidas. Todas as dúvidas pendentes do curso que você me escrever responderei em um grande vídeo nesse dia. Todas as dúvidas serão tratadas.

A aplicação será imediata: depois do curso você saberá se situar com precisão no contexto do ensino de matemática e transmitir às crianças uma formação adequada na área.

——-> Vamos à ementa:

Módulo 2. O Método Singapura.

  1. Introdução. Como melhor aproveitar o curso?
  2. O que é o Método Singapura de Matemática?
  3. Como é o currículo em Singapura? Objetivo e Resolução de Problemas.
  4. Ensinar, aprender e avaliar.
  5. Concreto, Pictórico e Abstrato – você realmente sabe o que é CPA?
  6. Ensino Conceitual – e se a Matemática fosse uma cidade?
  7. Variabilidade Matemática – é de comer?
  8. Oralidade.
  9. Senso Numérico.
  10. Aulão – Number Bonds.
  11. Aulão – Valor Posicional.
  12. Aulão – Heurística.
  13. Aulão – Bar Model.
  14. Como é uma aula do Método Singapura?
  15. Apostila primeiro ano.
  16. Apostila segundo ano.
  17. Apostila terceiro ano.
  18. Apostila quarto ano.
  19. Aulão tira dúvidas – a ser gravado 03/03/2021.

A Academia de Matemática o está com vagas aberta até quarta, 17/02.

Inscreva-se clicando AQUI.


Entre em contato:

Instagram

edumorselli@gmail.com


%d blogueiros gostam disto: